quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

João Cabete é homenageado por seu trabalho musical.

João Paulo Lanini
Nossa Mostra de Música começou com uma homenagem à João Cabete através dos dedos hábeis de João Paulo Lanini  que executou Fim dos Tempos, a Alma das Andorinhas e Vem. Yassuo Imai também rendeu suas homenagens cantando Gratidão a Deus.

Mas, quem é João Cabete?
João desenvolveu inúmeras composições, mais de 200, que até hoje são executadas por vários corais e grupos de todo o Brasil. Lutou para que as músicas de cunho elevado fossem executadas nas Casas Espíritas e fossem reconhecidas como uma nova forma de levar a mensagem cristã.
Cabete procurava falar sobre os temas do evangelho intercalando suas explanações com música que tocava ao violão.

Decidimos trazer à tona, neste post a figura deste amigo da música elevada, e percebemos que tal já foi feito por outros confrades, entre os quais o próprio Denis, que dedicou um post sobre em seu Blog Viajante do Universo e do qual tomamos a liberdade de transcrever algumas de suas palavras:

"É incrível. Sua obra é vastíssima, as músicas de excelente gosto, providas de mensagens absolutamente inspiradas e coerentes com a obra do Cristo. Eu arriscaria dizer que Cabete fez para a música espírita o que o Chico fez pela literatura. Não é à toa que ele é, e deve continuar sendo, referência de qualidade para o que se faz atualmente."

João, foi um dos precurssores da música que hoje, leva a alcunha de "Música Espírita."
Para quem deseja conhecer e tocar algumas das músicas de João, vale conhecer este arquivo: Músicas Diversas - João Cabete. Uma coleção com as músicas cifradas deste músico. Enjoy!




Nenhum comentário:

Postar um comentário